sábado, 9 de junho de 2007

Tosqueando o "velho" Toscani !!!!!!!!

Quem nunca ouviu falar da Benetton?
Nem mesmo alguma foto marcante das campanhas dessa marca?
Nem sobre a polêmica de todas aquelas fotos das campanhas ?
Ahhh, então seja bem-vindos á irreverência de um dos mais polêmicos fotógrafos da propaganda: Oliviero Toscani.

Esse fotógrafo, e não publicitário, aborda assuntos polêmicos em suas fotos, como AID´S, guerra, máfia e religião, para as campanhas da marca de roupas Benetton.
Nessas campanhas, percebemos a predominância das imagens em
detrimento dos signos verbais, o que é característico das campanhas
publicitárias contemporâneas. Sendo inclusive uma das maiores influência do mundo televisivo. Mas a diferênça entre a Benetton e as outras marcas, é que as fotos utilizadas pela primeira chocam o público. Este presta muito mais a atenção nos cartazes do que nas próprias roupas anunciadas, sendo que muitas vezes nem mostram as roupas, apenas anunciam o nome da marca "United Colors of Benetton", (cores unidas da Benetton).



Na campanha, o que se repete é a fórmula e não o símbolo. É por isso que a marca se destaca, por causa da predominância da realidade sobre a explicação do produto.

O diferencial utilizado é fantástico, pois a Benetton não publica seus produtos, e sim visões de mundos diferentes, chocantes, em uma linguagem universal, em que todos conseguem interpretar.


O genial Toscani é muito criticado pelos publicitários (digamos até pelos moralistas). Estes afirmam que o fotógrafo, assim como a marca Benetton, "deram um tiro no próprio pé". O fato é que a ousadia utilizada e o choque causado, não só cultural como também na própria publicidade, fere a vaidade de muitos publicitários.

Mas com críticas ou elogios, a marca Benetton é sempre lembrada.

Carolina Machado Giroldo.








Um comentário:

Unknown disse...

uma boa publicidade faz a gente amar uma marca. sempre associo cores à Benneton.