segunda-feira, 11 de junho de 2007

Por que tanta apelação na Publicidade ???


Quanta apelação na publicidade, principalmente em relação ao erotismo.
Mas afinal, porque a televisão precisa desses apelos? E porque são as mulheres que excitam os homens e não o contrário?
A psicanálise explica bem esse aspecto. Segundo Freud os problemas sexuais surgem na infância com o complexo de Édipo e o complexo de castração.
Na infância, a menina identifica-se com a mãe por afeto, carinho. Já o menino sente pela mãe um amor libidinoso, ou seja, sensual, então, passa a ter ciúmes do pai com a mãe. A partir daí, o menino começa a prática do auto-erotismo e como conseqüência, teme a castração pela mãe. (Complexo de Castração), principalmente quando percebem que existem seres sem pênis. Por isso teme que, por ter desejado a mãe, possa ser castrado pelo pai. O homem tem orgulho de transmitir a imagem de que sempre está excitado e “pronto” para uma mulher. Isso é uma das maiores conseqüências do Complexo de Castração sentido pelos homens.
Já a menina, quando descobre não ter pênis, sente-se inferior aos homens, e passa a repelir até a própria mãe ou outras mulheres. Volta-se para o pai em busca de ser objeto de amor dele, pois, já que ela não tem pênis, ela busca completar essa ausência tendo um filho com seu pai. Vendo que isso é impossível e percebendo uma “ausência” de parte de seu corpo, a menina distribuirá prazer em todo seu corpo, sendo cada vez mais erotizada e narcisista, sendo considerada apenas um objeto de excitação.
Por esses aspectos, percebemos o quanto a sexualidade do homem é diferente da mulher.
Então, vimos que o que faz o erotismo na publicidade ser tão promovido é o fato de apelar para o complexo de castração não resolvido do homem, já que ele deseja provar a todos as suas capacidades permanentes de ereção. Ele sente que só assim estará salvo.
Concluímos com isso que o homem é mais homo do que hetero, pois ele reflete o que gostaria de ser no comportamento masculino da mulher. Percebe-se esse “homossexualismo” em propagandas eróticos ou filmes pornográficos, onde as mulher aparecem sempre como insaciáveis no sexo, e isso é um comportamento masculino, ou seja, ela torna-se homem ao contrário. Os homens adoram isso.
Essa exposição feminina na publicidade transmite segurança ao homem porque ele sente que pode dominar a mulher, sendo que esta acaba tendo também um tipo de preconceito com o sexo feminino, além delas mesmas.
Hoje, a busca amorosa é a busca do companheiro pelo padrão ideal estético, abstrato, e o pior, imposto pela cultura, mas propagados principalmente pelos meios de comunicação.
Na verdade, não amamos nada nem ninguém, amamos é modelos, imagens impostas.
Não estou afirmando ser a publicidade a maior culpada. Estou enfatizando, apenas, que os indivíduos precisam ter capacidade o suficiente para discernir seus reais modelos de atuação no meio em que vivem, assim como sua própria personalidade, seu “eu”, afinal, em suas mentes, a felicidade se encontra em consumir produtos que caracterizam o seu modo de vida e os grupos a que pertencem. Então, não só como consumidores, mas também como SERES PENSANTES, pensemos mais sobre o que queremos para nós !!!

Carolina Machado Giroldo.





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